22 de setembro de 2006

Gestão de Marketing



Principios para uma boa gestão de marketing;

(1) Avaliar sua própria estrutura e seu histórico de atividades – que atividades têm sido desenvolvidas, que estratégias têm sido utilizadas, que planos estão em andamento (por exemplo, expansão da capacidade, lançamento de produtos, abertura de mercados etc).
(2) Em seguida, é preciso que se analise e entenda o ambiente de marketing ao seu redor e identifique as oportunidades e ameaças – como preços de insumos, concentração de clientes e fornecedores, comportamento e hábitos dos clientes e consumidores.
(3) Mas, como grande parte dos setores são bastante competitivos, também é necessário entender os concorrentes, outras empresas do setor e avaliar o que estão fazendo melhor e onde seu negócio está em desvantagem e precisa melhorar, avaliando assim seus pontos fortes e pontos de melhoria.
(4) A partir desse mapeamento, já é possível definir os objetivos do negócio – quanto pretende produzir, quanto quer ganhar, quais mercados quer atingir, etc.
(5) Para então decidir que estratégias serão utilizadas para alcançá-los – vai produzir ao menor custo ou vai focar em produtos/serviços diferenciados, com maior qualidade, desempenho, rapidez etc.
Desse modo, é possível planejar o como fazer essas coisas acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário