17 de janeiro de 2008

Espanha x Surrealismo

(Obra de Miró)

Os espanhóis possuem uma certa fama de serem carrancudos e os catalanes de serem sonsos... Meu ponto de vista eles são diretos e ponto, não perdem tempo e muito menos energia... Consequentemente a cidade, reflexo desta disposição, flui de maneira surpreendente, abertos expansivos sem serem invasivos. O caos de sampa está em minhas veias, porém algo notório é a lezera em q isto implica.
E desde qdo cheguei, penso sobre isso. Barcelona, Madrid, são cidades receptivas como um todo, é perceptivel.

O Surrelismo é um movimento artístico fundado pelo poeta francés André Breton no ano de 1924.
Miró um grande pintor surrealista, catalão nascido em Bcn, com obras extraídas do subconsciente, fantasiosas e imaginativas. Dedicou parte de sua carreira as cerâmicas e esculturas sendo assim seu grande projeto fazer séries de trabalhos ao grande arquiteto Antonio Gaudí, um fantástico artista surrealista, com obras espalhadas por toda a Espanha.
Exitiram outros grandes nomes dentro deste movimento...
Salvador Dalí, recepcionado por Miró e Picasso ao movimento, Surrealista e Dadaísta.

Este movimento têm muito haver com a cidade de Barcelona, existe uma marca de roupa em grande expansão chamada Desigual, muuuuito bacana! desde seu conceito e formação inicial até hj. Uma marca "surreal", lojas grandes um preço q varia entre Zara e Diesel (grosso modo), apesar do nome é tão organizada qto o tempo exato de um semáforo, e estão prevendo expandir 50% este ano.
Isto é Barcelona, uma cidade surreal; colorida, criativa, e muito bem organizada. Funciona!.
Conheça a Desigual > aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário